SegInfocast #82 – Faça o download aqui.

Neste episódio do SegInfocast, Luiz Felipe Ferreira recebe Alberto Oliveira, que revela as novidades da mais recente versão do exame para a CompTIA Security+ e a atualização do Curso Preparatório da Clavis para essa Certificação.
Do que se trata a certificação CompTIA Security+?
Alberto informa que a CompTIA Security+ é uma Certificação Internacional que tem ganhado importância nos últimos anos, sendo solicitadas em RFPs e em vagas no mercado de trabalho, já sendo considerada um diferencial. Ela aborda diversos temas, dentro do universo de Segurança da Informação, focados nos conhecimentos de base. Exatamente por isso, é conhecida por ser uma certificação de entrada, ajudando na construção da carreira do profissional. Sua validade é de 3 anos e a sua revalidação é necessária.
Para se ter uma ideia, a CompTIA Security + é exigida caso você vá trabalhar com o Departamento de Defesa norte-americano. Também organiza conferências ao redor do mundo sobre o tema.
Para qual momento de carreira a CompTIA Security+ é indicada?
Por não ser focada em tecnologias ou em um fabricante específico, é considerada uma ótima opção para quem quer migrar para a carreira de Segurança da Informação, como profissionais de infraestrutura, desenvolvedores ou até mesmo gestores que queiram saber mais sobre o tema.
Quais são as novidades da recente versão 601?

Alberto tem experiência em todas as versões desta certificação. Elas foram acompanhando as evoluções de mercado e tendências em Segurança da Informação. A atual Versão 601 foca em gestão de riscos, gestão de incidente e IoT. Houve ainda uma compactação de domínios, de 6 para 5.
O alcance da prova vai de 100 a 900 pontos, onde você precisa minimamente de 750 pontos para ser aprovado e conquistar a certificação.
Quais seriam as tarefas que a certificação ajudaria no dia a dia dos analistas de segurança da informação?
A certificação ajudará a: avaliar a postura de segurança cibernética das empresa, identificando falhas de segurança e sugerindo soluções; monitorar e proteger ambientes híbridos e muito mais. É claro, que somente realizando o curso e conquistando a certificação, não te deixará apto a realizar todas as tarefas de um analista de segurança da informação, já que ela tem uma aspecto teórico e sem muita profundidade, exigindo estudos adicionais e prática no trabalho.
Como será o curso CompTIA Security+ na Academia Clavis?
O curso é online e assíncrono. Alberto comenta que os vídeos são gravados. O aluno tem o prazo de 180 dias para acessar todo o conteúdo. Não há pré-requisitos para realizar o curso. É recomendável que o aluno tenha conhecimento dos conceitos básicos de redes de computadores.
Durante o curso, Alberto fornece orientações aos alunos com diversas dicas para serem aprovados. A prova ainda não possui a opção de ser realizada em português, somente em inglês no momento. Você terá 90 minutos para responder 90 questões. A prova deve ser agendada pelo aluno por sua iniciativa.
Conheça mais detalhes, informações e faça sua inscrição no curso clicando aqui.
Sobre os entrevistados
Alberto Oliveira é Consultor de Segurança da Informação e atua no mercado nacional há mais de 20 anos. Atualmente é Head of Security Services da TrueSec Security Experts. Já realizou diversos projetos envolvendo soluções de segurança de diversos fabricantes.
Ele foi MVP da Microsoft de 2006 a 2018 e possui as seguintes certificações:
• CISSP – Certified Information Systems Security Professional
• CompTIA Security+
• MCSA/MCSE: Security
• MCT – Microsoft Certified Trainer
• MCTS – Microsoft Certified Technology Specialist
• MCITP – Microsoft Certified IT Professional
• ITIL – Information Technology Infrastructure Library
Participou de diversas palestras pelo Brasil e webcasts da Microsoft, sendo palestrante oficial do TechEd por cinco oportunidades.
Foi o revisor técnico do livro Certificação Security+ da prática para o exame em todas as suas edições, dos autores Yuri Diógenes e Daniel Mauser, sendo um dos autores da versão SY0-601.
Sobre o entrevistador:
Luiz Felipe Ferreira tem 16 anos de experiência em Tecnologia da Informação e desde 2008 trabalha com Segurança da Informação. Formado em Tecnologia em Informática pela UniverCidade e com MBA em Gestão de Projetos e Negócios em TI pela UERJ. Atualmente é Data Protection Product Owner no Itaú Unibanco. Apresentador do SegInfocast, um podcast focado em Segurança. Professor universitário na IDESP. Instrutor credenciado EXIN no tema de privacidade e proteção de dados pela Clavis. Vice-Representante da Regional São Paulo na ANPPD (Associação Nacional dos Profissionais de Privacidade de Dados), Palestrante em diversos congressos de Segurança como SegInfo, WorkSec e Congresso de TI. Possui as certificações EXIN DPO, ISFS, PDPF, PDPP.