Maior censura e vazamento de dados: previsões de segurança para 2011

A futurologia é um ramo nebuloso na informática(só na informática?) – previsões para 5, 10 ou 20 anos são, na maioria das vezes, furadas. Ainda assim, é possível visualizar tendências para o próximo ano, especialmente em segurança da informação.

Seguindo a tendência de 2010, veremos uma explosão de dispositivos acessando a rede, chegando próximo a uma proporção 1-para-1 com mais pessoas usando smartphones, tablets e dispositivos semelhantes. Controlar o acesso desses dispositivos a redes corporativas e o acesso de dados críticos através deles continuará sendo uma preocupação para segurança.

Censura na Internet e controle: em 2011, o governo dos Estados Unidos irá tentar impor controles, censura, restrições e escutas na Internet. É possível que tenhamos um cenário de menor liberdade e discussões sobre a neutralidade da rede e dos conteúdos.

Privacidade em cloud computing: em 2011, a adoção contínua do cloud computing possivelmente trará as primeiras discussões jurídicas de “expectativa de privacidade”, e possivelmente teremos capturas de dados pela polícia/governo sem a expedição de mandato diretamente a empresa detentora da propriedade dos dados, e sim para a hospedeira da nuvem.

Leia mais em More censorship, data breaches and devices: Security predictions for 2011.