Dicas de segurança para proteção de dispositivos móveis

Texto traduzido e adaptado de “Protect Your Portable Devices”

Atualmente houve uma crescente popularização da utilização de dispositivos portáteis, como tabletssmartphones, laptops, e estes se tornado cada vez mais capazes de executar grande parte das ações realizadas em computadores pessoais, como navegação WebInternet Banking e acesso a e-mails e redes sociais. 

Deste modo, o olhar para tais dispositivos, que o acompanha em diversos lugares, precisa ser de maior cuidado e segurança. Se uma pessoa rouba seu laptop ou dispositivo móvel, a perda mais óbvia é a própria máquina. No entanto, se o indivíduo conseguir acessar as informações no computador ou dispositivo móvel, todas as informações armazenadas no dispositivo estão em risco, bem como qualquer informação adicional que possa ser acessada como resultado dos dados armazenados no dispositivo em si.

Informações corporativas confidenciais ou informações de contas de clientes não devem ser acessadas por pessoas não autorizadas. Você provavelmente já ouviu notícias sobre organizações em pânico porque laptops com informações confidenciais foram perdidos ou roubados. Mas mesmo que não haja nenhuma informação corporativa sensível em seu laptop ou dispositivo móvel, pense nas outras informações em risco: informações sobre compromissos, senhas, endereços de e-mail e outras informações de contato, informações pessoais para contas online, etc.

Maneiras de proteger dispositivos móveis

  • Sempre use uma senha para acessar seu dispositivo. Se o dispositivo for usado para fins de trabalho, você deve seguir a política de senha emitida por sua organização.
  • Se a funcionalidade Bluetooth não estiver em uso, desative-a. Nota: alguns dispositivos têm Bluetooth ativado por padrão. Certifique-se de verificar e alterar a senha padrão para se conectar a esse dispositivo habilitado para Bluetooth.
  • Nunca abra anexos de fontes não confiáveis. Semelhante ao risco ao usar seu desktop, você corre o risco de ser exposto a malware ao abrir anexos inesperados em dispositivos portáteis.
  • Não siga links para fontes não confiáveis, especialmente de e-mails ou mensagens de texto não solicitadas. Novamente, como acontece com o seu desktop, seus dispositivos portáteis correm o risco de serem infectados com malware.
  • Se o seu dispositivo for perdido, informe imediatamente à sua operadora ou organização. Alguns dispositivos permitem que os dados sejam apagados remotamente.
  • Revise a configuração de segurança em seu dispositivo para garantir a proteção adequada. Certifique-se de criptografar as transmissões de dados sempre que possível.

Acesse mais conteúdos relacionados: