Veja como foi o Workshop Análise Forense Computacional realizado dia 19/01

Aconteceu na última quarta-feira(dia 19) na Riosoft, localizada no Centro da cidade do Rio de Janeiro, o Workshop Perícia Forense Computacional – Técnicas e oportunidades de mercado. O evento reuniu 3 renomados profissionais da área de segurança da informação, que ministraram palestras com assuntos que giravam em torno do tema principal do evento.

Rafael Soares Ferreira, Sócio-Diretor da empresa Clavis Segurança da Informação, abriu o evento com a palestra “Ferramentas e metodologia para análise forense computacional”. Rafael fez sua palestra apresentando as principais ferramentas e metodologias para a análise forense computacional, e terminou sua apresentação com 3 interessantes estudos de caso.

Já a segunda palestra foi ministrada pelo Valter Monteiro Junior, Comandante da Marinha do Brasil. Com sua palestra “Análise Forense Computacional como uma Camada Adicional da Segurança de Informação”, Monteiro explanou sobre a importância da utilização de técnicas forense por membros de CSIRTs(Computer Security Incident Response Team, ou Grupo de Resposta a Incidentes de Segurança Computacionais), e abordou uma série de assuntos relacionados à análise forense computacional, assim como em tópicos relacionados a soberania dos países.

Para fechar o evento, tivemos a esperada palestra “Forense Computacional no Âmbito da Polícia Federal – o dia a dia de um Perito Criminal Federal” do Perito Criminal Federal em Informática da Polícia Federal, Luís Serpa. Serpa explicou para o auditório lotado como é o dia um profissional de sua área e organização, e sanou uma série de dúvidas da curiosa palestra presente.

A Clavis e a Riosoft agradecem a presença de todos os participantes. Ambas as instituições já se prontificaram em realizar novos eventos no mesmo modelo – gratuito, com renomados profissionais e com 4 horas de duração – trimestralmente. Fotos do evento podem ser visualizadas no Facebook da Clavis Segurança da Informação.