ProtonMail: E-mails criptografados para as massas

protonmail_face

A cada dia conceitos como segurança da informação, privacidade e criptografia, vão entrando no vocabulário do cidadão “não-especialista” e se transformando em preocupações reais: “como faço para garantir que ninguém, exceto o remetente, leia a mensagem que mandei?”, “como é possível garantir que mais ninguém tenha acesso ao meu e-mail?”.

Existem várias ferramentas de criptografia que garantem a privacidade dos e-mails, mas a maioria delas está além dos conhecimentos de alguém que não é técnico. Pensando nisso, pesquisadores do CERN e do MIT desenvolveram o ProtonMail, um serviço de e-mail com criptografia end-to-end gratuito e com código aberto.

O envio de mensagens criptografadas no ProtonMail é extremamente simples. Mensagens enviadas entre usuários do serviço são automaticamente criptografadas. Para enviar mensagens criptografadas para outros serviços (yahoo ou hotmail, por exemplo) o usuário precisa apenas clicar no botão correspondente e criar uma senha, que será compartilhada com o destinatário da mensagem.

Em versão beta desde 2014, o serviço foi disponibilizado recentemente para todos os interessados. O anúncio veio acompanhado de versões para Android e iOS. Quem se cadastra tem direito a 500 GB de espaço e pode mandar até 150 e-mails por dia. O serviço conta também com autenticação em duas etapas.

Acesse: ProtonMail