Métodos de autenticação ultrapassados frustram usuários de Internet Banking

Estudos recentes realizados pela Iovation e Aite Group revelam que grande parte dos usuários de Internet Banking se mostram extremamente frustrados com os atuais métodos de autenticação para movimentar suas contas bancárias. Apesar da praticidade do uso de senhas, o estudo apontou que 85% dos entrevistados reconheceram a necessidade de reforçar a segurança online. No entanto, devido aos diferentes níveis de conforto e interesse em aprender novas técnicas, diferentes gerações expressaram preferências variadas em torno da melhor alternativa para substituir a tradicional senha.

Senhas não são seguras

Durante muito tempo as senhas foram utilizadas como padrão de identificação de usuários online. No entanto, cibercriminosos altamente qualificados têm causado violações de dados cada vez mais frequentes, provando que senhas simplesmente não são seguras. Apesar do alto risco, os nomes de usuário e senhas estão muito enraizados no e-commerce e internet banking, correspondendo, ainda, ao principal meio de autenticação.

A diretora de pesquisa da Aite Group, Julie Conroy, afirma que o simples uso de senhas não garante a proteção de ativos online, e que este impasse está levando as empresas a considerarem novas formas de identificar seus reais usuários através da Internet. Julie explica que o aumento da utilização de dispositivos móveis oferece novas oportunidades e alternativas para melhorar a segurança e a experiência geral do consumidor.

Através do levantamento realizado, foi possível constatar que jovens entre 25 e 35 anos são os mais receptivos a novas opções de autenticação. Entre eles, a identificação por biometria de impressões digitais e ocular foi eleito o método preferido e mais seguro de autenticação. Seguindo a linha dos mais jovens, os entrevistados com idade entre 37 e 52 anos escolheram a biometria e questões de conhecimento geral em substituição a senha. Os idosos surpreenderam, pois o estudo apontou que 68% deles preferem métodos de identificação como biometria, enquanto o restante optou por técnicas de reconhecimento facial.

“O que esta pesquisa deixa claro é que independente de sua geração os clientes de Internet Banking continuam extremamente frustrados com autenticação por senhas, e se forem fornecidas outras possibilidades de autenticação mais modernas, como biometria ou reconhecimento facial, eles irão abraçá-las com entusiasmo”, disse Michael Thelander, Diretor de Gerenciamento de Produtos para Iovation. “Consequentemente, um número crescente de instituições financeiras estão percebendo que as tecnologias de autenticação dinâmica como o LaunchKey da Iovation representam uma experiência mais segura e fácil de usar para seus clientes”.