ANAC – manual sobre segurança cibernética na aviação civil

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), por meio do Brazilian Aviation Security Team (BASeT), acaba de lançar o “Manual de Conscientização em Segurança Cibernética na Aviação Civil” (clique no link para acessar), o primeiro manual sobre cibersegurança (“cyber security”), voltado para o setor aéreo. O documento foi elaborado para auxiliar as diversas organizações e empresas da aviação civil a verificar a segurança dos processos internos que utilizam tecnologia de informação e avaliar a necessidade de incremento de segurança.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), por meio do Brazilian Aviation Security Team (BASeT), acaba de lançar o “Manual de Conscientização em Segurança Cibernética na Aviação Civil”, o primeiro manual sobre cibersegurança (“cyber security”), voltado para o setor aéreo. O documento foi elaborado para auxiliar as diversas organizações e empresas da aviação civil a verificar a segurança dos processos internos que utilizam tecnologia de informação e avaliar a necessidade de incremento de segurança.

O manual tem ainda como objetivo oferecer às organizações um material de apoio de fácil acesso para ajudá-las a promover e divulgar o tema junto a seus colaboradores, ressaltando a importância de zelar pela segurança dos ativos de Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC). “O fomento dessa cultura de segurança é importante uma vez que ameaça cibernética é uma ação perpetrada com o objetivo de acessar sistemas, de forma ilegal, utilizando o ciberespaço, para causar danos patrimoniais ou à imagem dessas organizações”, diz a Anac.

As informações contidas no manual poderão servir de base para a realização de avaliação de risco em cibersegurança por operadores da aviação de forma geral, segundo a ANAC. Essa avaliação encontra previsão em regulamentos como o Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 107 para operadores de aeródromo e o RBAC nº 108 para operadores aéreos.

A produção do Manual foi encabeçada pelo subgrupo 4 do BASeT, que, além de servidores da ANAC, conta com a participação de funcionários de operadores aéreos, de operadores de aeródromos e associações, empresas de tecnologia e do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

Clique aqui para acessar o Manual de Conscientização em Segurança Cibernética na Aviação Civil na íntegra

Fonte: www.gov.br

Posts relacionados: SegInfocast #76 – Risco Cibernético no Setor Marítimo | Organização Marítima Internacional – IMO / Evento: O que vem a seguir na Segurança Cibernética e Como desenvolver uma equipe de Segurança Cibernética qualificada